quinta-feira, 12 de novembro de 2009

CAPACETE DE BOMBEIRO- EPI



EPI


São equipamentos de protecção individuais, destina-se a proteger a integridade física do trabalhador durante a actividade do trabalho. Destinam-se a evitar lesões ou minimizam a sua gravidade ou exposições ao risco,também protege de substâncias tóxicas, alérgicas ou agressivas, podem causar as chamadas doenças ocupacionais.





CAPACETE DE BOMBEIRO


FUNÇÃO


Os capacetes de bombeiros são capacetes especiais que oferecem protecção para a cabeça, o rosto e a nuca, contra o calor, o fogo, o frio, a electricidade, a água e objectos pesados ou pontiagudos.


O QUE É?


É um dispositivo de uso individual utilizado pelo bombeiro,destinado à protecção da cabeça contra um ou mais riscos susceptíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho. É constituído essencialmente por casco rígido e suspensão.


COMO É CONSTITUÍDO?


-É constituído por casco rígido, que é a parte rígida do capacete, formado por copa e aba, tem de ser peça única e sem emendar. O material deve ser de resistência ao impacto, inflamabilidade, electricidade, penetração e à absorção de água, mantendo sempre a forma original.


-A COPA é a parte superior do casco, deve possuir dispositivo de redução de impacto do tipo "quebra telha". Este dispositivo deverá ser injectado junto com o casco.


-A ABA é a extensão do casco que se prolonga para fora a ao longo de todo o seu perímetro, destinada a desviar do tronco objectos que escorreguem pela copa. A aba não deve provocar atritos com a região cervical.


Suspensão é a armação interna do capacete, constituída por carneira e coroa e tem por finalidade, amortecer os impactos contra a cabeça.


Carneira é a parte que circula a cabeça, deve ser removível e é ajustado ao tamanho, mesmo estando na cabeça do usuário. Possui sistema que regula os diversos tamanhos da cabeça.


Coroa é um conjunto de tiras ou outros dispositivos que tem por função absorção da energia de impacto, deve ser constituído por suporte que mantenha o casco afastado da cabeça.


COMPLEMENTOS


TIRA ABSORVENTE DE SUOR: tira é confeccionada em material acolchoado, atóxico, devendo ser removível


TIRA DA NUCA: tira ajustável da carneira, auxilia a fixação do capacete à cabeça


JUGULAR: auxilia a fixação à cabeça, que passa pelo queixo


Todo o capacete deve ser identificado, na parte inferior da aba, de modo visível e de fácil leitura contendo as seguintes informações:


-nome ou marca industrial do fabricante;


-classe;


- mês e ano fabricação;


-número do certificado de aprovação- Ministério do Trabalho;


-número de identificação individual de cada capacete


Sem comentários:

Enviar um comentário