quinta-feira, 19 de novembro de 2009

batas brancas dos enfermeiros

Nos hospitais vemos sempre os enfermeiros de batas brancas.Em alguns serviços de pediatria hospitalares (internamento, urgência pediátrica, cuidados intensivos pediátricos) e consultas de saúde infantil de determinados centros de saúde, à semelhança do que acontece em alguns países do Mundo, têm-se vindo a adoptar medidas que visam combater a síndrome da bata branca nas crianças.
Para isso, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, dietistas, etc.) usam batas de cores alegres com motivos animados da preferência das crianças.
A iniciativa do uso das batas coloridas e da escolha de uma mascote surgiu no ano de 2001 no Hospital de Santa Maria e tem-se alargado a outras unidades hospitalares do País.
Na Pediatria do Hospital Garcia de Horta, em Almada, a partir de 2002, adoptou-se um vestuário "mais simpático" para as crianças.
As tradicionais batas brancas foram substituídas por túnicas coloridas com motivos de mar (peixes, baleias, cavalos marinhos, etc),
Nesta altura, surge em paralelo a apresentação da mascote do serviço de pediatria, a Baleia "Ondinha", um nome escolhido por uma das 100 crianças atendidas diariamente na consulta externa de pediatria daquele hospital.
Mas o que é o síndrome da bata branca?
O síndrome da bata branca consiste num conjunto de reacções na criança (também acontece no adulto, embora raramente) perante um adulto (médica /o ou enfermeira/o) fardado de branco, que se podem manifestar por agitação excessiva, choro compulsivo, medo e muita gritaria, podendo até atingir autênticas manifestações fobias, que devem ser orientadas por pedopsiquiatras.
Estas reacções tendem a piorar quando a criança já sofreu vivências consideradas negativas (por exemplo: vários internamentos que, por vários motivos, considerou dolorosos).
A criança associa a imagem da "bata branca" às situações que não lhe foram gratas como a administração de injecções ou exames dolorosos que lhes foram efectuados durante esses internamentos

Sem comentários:

Enviar um comentário